Abril Pra Foto

Postado por Anne Gattini

O Abril Pra Foto, é uma mostra de fotografia idealizado por Marlon Franco, que acontecerá nos dias 20,21 e 22 de Abril no Centro Cultural Casa das Pedras, campus histórico da UFLA, Lavras-Minas Gerais, minha cidade e que vocês devem conhecer por algumas citações no livro Até Eu Te Encontrar ♥ ! 

Além da exposição das fotos de artistas fotógrafos como, Ricardo Avellar, Diego Sá, Jean Morel, Morgana Reis Cabral, Júlia Guerra, Naylah Nogueira e do próprio Marlon e apresentações musicas de Luciano Salgado e Déborah Antonucci (meus professores, que eu amo demais), show da banda Cecília Bravo até mesmo Violinhas, discotecagem em vinil ainda vai contar com aulas de fotografia incríveis separadas em alguns grupos, como iniciantes, fotografia com pássaros e fotografia pinhole por apenas R$10,00! 
Segue aí uma entrevista com o Marlon exclusiva para o blog, tenho certeza que você vai acabar se identificando com ele *-* 

.Você se formou realmente em fotografia?Como foi o curso? 

Não, na verdade sou formado em História. Mas, mesmo que seja algo enriquecedor e bom, a Fotografia é um caminho que da para se trilhar sem fomação acadêmica. Procuro sempre me atualizar e estudar por conta própria técnicas e possibilidades da Fotografia. Este é um aspecto que acho maravilhoso na Fotografia, que é uma arte e uma ferramenta para a expressão artística muito acessível e possível para todos, porém isso também traz á tona uma discussão mais apreendida sobre o que se produz e os rumos da fotografia. O que faz um bom fotografo, é o empenho, o olhar, os estudos e a dedicação.

.Quais foram as suas primeiras câmeras?Quando começou a usá-las para fotografas corretamente e não simplesmente apertando o botão para fotografar? 

Na minha infância tinha uma câmera Yashica de filme 35 mm destas normais mesmo, depois quando jovem ganhei de minha amiga a minha primeira SLR, uma Zenit 22. Lembro me que apanhei que nem louco dela, na época a relação com a fotografia tinha um outro "time", pois você tinha somente 36 possibilidades e ainda tinha que esperar entrar algum dinheiro para então revelar as fotografias. Nesta época mantinha comigo um caderninho onde anotava tudo que eu fazia, para que depois de revelado eu poder saber exatamente o que eu tinha feito ou errado. Comecei a manter uma relação mais séria com as minha Fotografias depois que comecei a me apoderar delas como uma expressão artística e não somente imagens. Isto é algo interessante que acontece com qualquer pessoa que se joga no munda das artes, o apoderamento daquilo que realmente te representa e sua significância para si mesmo, depois disto o céu é o limite.

.Quais foram as pessoas que mais te incentivaram a começar a carreira? Se imagina fazendo outra coisa?


Durante um tempo eu fui assistente da fotógrafa Ana Regina Nogueira e neste tempo foi quando tive um contato mais forte com a Fotografia enquanto arte, enquanto Fotografia autoral, ela com certeza foi uma das pessoas que mais me inspirou trilhar este caminho, mesmo sem ela saber disto ou ter uma intenção objetiva. Durante minha juventude outras pessoas me influenciaram bastante, mesmo não sendo fotógrafos, mas sim por me mostrarem as possibilidades e o vasto e sábio mundo da arte e da arte independente, eles foram Flavio Grão, Artista plástico e Eduardo Brasil, músico. Circulavamos pelos mesmo ambientes, gostos e bandas. Outra coisa que muito me influenciou e me fez bases sólidas é o fato de ter durante muito tempo andado de skate e o universo punk rock. Pode parecer estranho, mas são dois mundos que oferecem muito mais do que música e esporte.

Sim, eu me imagino fazendo outras coisas, mas sempre em diálogo com a Fotografia. Estar na produção de um evento como o Abril Pra Foto, já é estar em outra função, porém mantenho o tempo todo um diálogo com a Fotografia.

. Como surgiu a ideia do Abriu Pra Foto?



O Abril pra Foto surgiu de um convite da APG -Ufla para o Photo Como Le Gusta, um grupo do qual fazia parte, de produzirmos uma exposição na reinauguração da antiga sede DCE Cultural. Acabou que abracei a proposta e desenvolvi um projeto ainda mais abrangente. Depois de várias mudanças chegou se ao formato da proposta do Abril pra Foto, hoje este projeto uniu se a outro desenvolvido pelos graduandos da Ufla, Heber Junior e Barabara Rossi, o projeto deles era a formação de Foto Clube, e por fim nos unimos e atualmente o Abril Pra foto esta totalmente nas mão do Plano Aberto Foto Clube, que contempla outras pessoas que também estão nesta empreitada

.Tem a possibilidade do projeto sair para outros lugares?! 

Sim, existe. Porém nos atemos somente na proposta de "ocuparmos" um espaço de representatividade, produção e compartilhamento na sociedade. O nosso ideal é de propiciar espaço para quem já atua na área, para quem pretende e para quem quer somente prestigiar  através do fomento e da produção.  Ainda é cedo para dizermos sobre todos os horizontes que pretendemos, por hora nosso foco e energia é para que o primeiro passo aconteça, o Abril pra Foto. No futuro sim, iremos agregar outros diálogos possíveis para a Fotografia, como cinema, debates, exposições e oficinas e quem sabe novos lugares e espaços.

~> Amores, deixo o convite para todos os amantes de fotografia ou da música que quiserem vir e conhecer o projeto, o primeiro de muitos que o Antenadas estará cobrindo (: Será uma honra sua presença na nossa humilde cidade...  

Beijo grande 
@mAntenadas

22 comentários:

Elcimar Reis on 10 de abril de 2012 às 09:16 disse...

Que legal é um ótimo projeto tomara que ele atinga a meta! hgahshahs..... Eu quero comprar uma kodak touch, quando comprar ninguém mai se segurar! Muarararara (risada do mal)

Participe do AGIR 2012.
http://acessopermitidoblog.blogspot.com.br/

Rosa Soares on 10 de abril de 2012 às 10:18 disse...

O projeto parece ser bem interessante. O ano ja desperta curiosidade. Bjo e boa semana.

http://soentrenosmulheres.blogspot.com/

Bell on 10 de abril de 2012 às 10:35 disse...

Adorei a entrevista e o post *-* Amoooo fotografia!
Beijos, Bell
http://mundodegarota.com

Thábata Bauer on 10 de abril de 2012 às 11:07 disse...

Estou interessada no livro e amei o post! Beijos, www.thingsofadreamer.blogspot.com

Julia on 10 de abril de 2012 às 14:50 disse...

Adoro Lavras *0* gostei bastante dele, aumentou meus interesse por fotografia!

exclusivoparagarotas.tk

dribs on 10 de abril de 2012 às 15:57 disse...

Que massa a entrevista! Bem interessante Anitcha! Novo layout no PP, gostou?
http://pinkpimenta.blogspot.com.br/

Mihh on 10 de abril de 2012 às 17:02 disse...

q legal.. ahh queriaa ir :(

mas nem dá

bjs
http://avidademalu.blogspot.com http://ohmygood-omg.blogspot.com.br/

Pérola Albuquerque on 10 de abril de 2012 às 17:22 disse...

Que bacana esse post e eu como uma apaixonada por fotografia nem amei né? haha. Muito boa a entrevista, me gusta q.
http://primeirapessoa-dosingular.blogspot.com.br/

Fernanda Floyd on 10 de abril de 2012 às 17:44 disse...

Que legal! Achei bem interessante, eu amo fotografia, realmente, eu amo! Estou seguindo aqui e curti no facebook, poderia fazer o mesmo no meu? Sei que é chato ficar pedindo isso, mas é que meu blog foi hackeado um tempinho atrás, aí consegui ele de volta, então estou tentando divulgar o máximo possível! Ainda está aceitando afiliação? Espero que sim!

Beijos,
Fernanda Moraes
www.tothegossipgirl.blogspot.com

Thaís Araújo on 11 de abril de 2012 às 05:34 disse...

Ai que tudo. Eu também sou apaixonada por fotografia!
Bjs, Thá.
http://consumisse.blogspot.com
@thaharaujo

Geez on 11 de abril de 2012 às 10:09 disse...

Que show *-* Amei a entrevista! Como eu queria estar ai na sua cidade pra ver essa mostra de fotografia *-----*

Beijão :*
http://closetteenblog.blogspot.com/

Carol Oliveira on 11 de abril de 2012 às 11:19 disse...

Uau, o evento parece que vai ser super legal. Sou horrível com fotografia, e não costumo fotografar muito, mas como observadora sou ótima HAUHEUAHEUA Adoro olhar fotos bem tiradas.
Pena que moro tão longe, senão eu iria, com certeza. E também adorei a entrevista do Marlon!

muggle-world.blogspot.com

Isabela Godoy on 11 de abril de 2012 às 12:41 disse...

Curti o post, bem legal as respostas dele :)


Obrigada pela visita, volte sempre!
Beijo,
http://delirios-degarota.blogspot.com

Unknown on 11 de abril de 2012 às 16:53 disse...

Super interessante, eu amo fotografia, fico até em dúvida se sigo ou não esse rumo.. *-*

Isabely Rodrigues on 11 de abril de 2012 às 17:31 disse...

Ai a eu amo fotografia, principalmente vintage, beijos.
http://fasesdegarota.blogspot.com.br/

Vida de Garota on 11 de abril de 2012 às 21:34 disse...

Amei as dicas, amo fotografias, essa entrevista ficou demais. c:

Beijos; @Raah_Castroo
www.vidaadegarotaa-vdg.blogspot.com.br

Hannah A. on 12 de abril de 2012 às 08:47 disse...

amei o post :)

http://the-cutegirls.blogspot.com.br

visita e segue?

beijos flor, ja sigo o blog :3

Fabio Correa Imoveis on 12 de abril de 2012 às 09:54 disse...

Não conhecia esse Marlon e nem sabia deste evento.Mt bom saber e conhecer (:

Beijoos :* Visita?

www.meianoitebr.com

Kelly Anne on 13 de abril de 2012 às 08:57 disse...

Que legal a entrevista. Eu gosto de fotografar, mas não sou muita boa nisso. Mexer nas configurações, então! Já viu né ?
Beijo.
--
http://classicheap.blogspot.com.br/

Anônimo disse...

Gostei do marlon, achei legal ele ter feito História e mesmo assim gostar de fotografia!!
E você fazendo divulgação pra Até Eu Te Encontrar é ótiimo! hahaha


Gislaine Alves,
Colunista do: http://leideanediniz.blogspot.com/
e dona do: http://jeito-inedito.blogspot.com

geescritora on 14 de abril de 2012 às 10:21 disse...

Nossa, amei muito o post, e saber sobre o fotografo Marlon, foi muito bom, com muita certeza irei nessa exposição...
bjs
geeh'
patroinhafashion.blogspot.com

David Costa on 14 de abril de 2012 às 12:10 disse...

nossa que legal nao sabia que existia isso rs (:

Tem sorteio rolando lá no GN, passa lá!

http://garotoonerd.blogspot.com.br

Postar um comentário

Pense antes de comentar!
Não retribuo comentários que apenas divulgam o seu próprio blog.

 

but, anneway Copyright © 2012 Design by Amanda Inácio Vinte e poucos