Na hora de escrever

Postado por Anne Gattini
Setlist + Moleskine | Flickr – Compartilhamento de fotos!
imagem We ♥ It

Minhas aulas já começaram e eu faço a super questão de mencionar que quero férias novamente.Mas, isso agora, não vem o caso. Na verdade, hoje a minha professora de redação passou algumas dicas para escrever bem, e como estamos diretamente relacionadas a isso, resolvi passar aqui, porque teclar é um jeito muito mais gostoso de que gerar calos com lápis.O texto já é pronto e foi ditado pela professora, não sei de onde ela pegou. Mudei algumas coisas para se adequar ao nosso caso.

Escrever é um ato individual e solitário. É o momento em que se fecham as portas do exterior e se abrem as portas do mundo interior para nele o indivíduo mergulhar.
O processo de redigir exige do escritos dois posicionamentos distintos diante do textos. No primeiro momento, ele escreve o texto; Nesse momento ele é apenas um escritor. No segundo momento, ele lê o texto e se torna um leitor. Acredita-se que um bom leitor é necessariamente um bom escritor.Nesse segundo momento, o escritor torna-se um leitor crítico do próprio texto. Por esse motivo, a fase de reescrita é decisiva para se atingir a produção de um excelente texto.

Critérios para escrever bem:

. Ausência de rasuras: tem muitos blogs que gostam de escrever uma coisa (e colocar observações em parênteses) isso pode ser legal, para textos diários, e recadinhos mas na hora de escrever um post importante, uma matéria ou dicas de moda, isso sinceramente polui a estética da escrita. Então sejam limpos no campo de posts e faça, pequenas observações finais.
. Legibilidade da letra: Tá bom, o texto pode ser ótimo mas se estiver num amarelo ninguém vai ler nada, assim escolham cores como preto e cinza escuro. Já para a área, deixe em branco que além de aparecer a cor certinha, ainda é a cor fundo de várias imagens. 
. Ortografia: FAlEx sÉriOU eH hOrríVeL textos assim.Exagerei um pouco mas, é que a escrita errada atrapalha muito ao leitor, um acento que falta pode mudar e muito o sentido da frase toda. 
. Concordância: Assim como a ortografia é muito importante, você não pode inventar de escrever: "Nós faremos compras ontem" envés de "Nos faríamos compras ontem". O exemplo ficou estranho mas o caso é sempre colocar presente com presente, passado com passado e por aí em diante. 
.Repetição de palavras: Vou confessar que no dia a dia eu adoro falar uns "ais" a mais.Porém fica muito chato de ler. Outra coisa é você mudar as palavras envés de repetir um nome como "Ana" ou um substantivo como "blog". Tipo: "Ana adora postar no seu blog, Ana está dando dicas de português no blog.". Nisso, você pode até expandir seus horizontes, várias palavras tem outros sinônimos, como Ana que poderia ser substituído por ela ou blog, por nele.  
. Frases longas: Com muitas pontuações, é uma coisa boa. O que não pode é abolir a pontuação e deixar muito cansativo e sem pausar para o leitor respirar. Fica a seu critério. 


Juro que não quis ser muito chata ♥ 
Um beijo grande
@mAntenadas


43 comentários:

Tainá on 6 de fevereiro de 2012 às 11:47 disse...

Preciso observar mais meus erros, coloco muitos parênteses nos meus postes. Adorei seu poste, de verdade mesmo tá?! Vou lembrar das suas dicas na hora de postar :D Beijos
Podemos ser afiliadas?

meninasapeca-ms.blogspot.com

Marina Listing on 6 de fevereiro de 2012 às 11:48 disse...

Concordo plenamente com tudo que postaste aqui, na ortografia principalmente, as vezes deixo de ler certos posts de certos blogs devido á isso, é chato ficar lendo coisas erradas e que ti não entende nada. Gostei muito do Post! Aceita Afiliação? Beijos, garotasmustaches.tk

Paula Araújo;* on 6 de fevereiro de 2012 às 12:07 disse...

Amei o post. Super dicas. Amo escrever e odeio ler textos com letras claras de mais e com ortografia errada.
Ah" Gostei da dica dos parenteses.

http://blog-dreamygirl.blogspot.com
http://spice--girls.blogspot.com
@paulafonseeca

Anônimo disse...

Ahhh, as dicas são mais que dignas, se seguir essas, com certeza você escreve melhor. Adorei :)
http://www.senhoritaliberdade.com/

Tainá on 6 de fevereiro de 2012 às 13:51 disse...

Pronto! Já coloquei, o seu é o último avatar, escolhi um bem bonito ^^ Valeu pelo seu comentário, concordo com você! Se quiser ver tem poste novo no meu blog :D Beijos

Marina Listing on 6 de fevereiro de 2012 às 14:38 disse...

Já te linkei! :B
garotasmustaches.tk

Maria Luiza N. on 6 de fevereiro de 2012 às 14:45 disse...

Amei as dicas, são importantes e úteis!

Beijos, Mallü.
http://thelovekingdom.blogspot.com

Gizele Veiga on 6 de fevereiro de 2012 às 15:01 disse...

Super em boa hora suas dicas!
Preciso melhorar meus posts :)

bjãoo

Mihh on 6 de fevereiro de 2012 às 15:40 disse...

eu observoo tudoo no meu post antes de postar.. adorei as dicas!

bjs
http://avidademalu.blogspot.com/ http://designdesenhos.blogspot.com/ http://ohmygood-omg.blogspot.com/

Letícia Carolina on 6 de fevereiro de 2012 às 15:52 disse...

Ual, arrasou Ana, muito bom flor, juro nunca vi um post tão bem explicadinho, meus parabéns ! (:
garota-fashiion.tk

Anônimo disse...

Parabéns, adorei todas as dicas, e concordo com você em tudo. É fundamental ter um bom texto, pois ninguém gosta de entrar em um blog com erros ortográficos e cansativo de se ler. :3

Beijos, fashionwithstyle.tk

geescritora on 6 de fevereiro de 2012 às 16:02 disse...

Oiie , amei muito viu? ficou ótimo , minha prof. de redação tambem estava dando algumas dicas hooj e simplesmente eu adogo =) , pois se tem algo que amo , é escrever
bjs
patroinhafashion.blogspot.com

Dafne on 6 de fevereiro de 2012 às 16:57 disse...

Muito boas suas dicas! Já usava umas como critério nos posts... Beijos

www.bubblegum-burst.blogspot.com

Criticando por aí - Caroline on 6 de fevereiro de 2012 às 17:37 disse...

Ótimas dicas! Quando se lê bastante, a probabilidade de você conseguir ter mais idéia para bolar um texto é bem maior. E outra, também acho que escrever bem é um 'dom', sabe? :T rs


Beijos,
Caroline, do http://criticandoporai.blogspot.com (tem postagem nova, viu?! rs)

Unknown on 6 de fevereiro de 2012 às 17:53 disse...

Adorei as dicas acho muito importante manter a organização no blog, devido ao fato de que não vai ser somente escritor(a)que vai ler, mais sim diversos leitores com opiniões e gostos totalmentes diferentes, confesso até que há uma tempo atrás eu utilizava muito os famosos parenteses mais percebi que ele é desnecessário tudo bem usarmos duas ou três vezes mais nada além disso.Acho que o texto tem que ficar natural sem muitos rodeios simples e sem muitos exageros tanto no visual quanto no ortográfico.
Beijos
http://adoletafun.blogspot.com/

Ana. on 7 de fevereiro de 2012 às 03:22 disse...

Dicas Ótimas.
Quando vou escrever algum post eu releio várias vezes, e se estiver alguma ponto fora do lugar eu vou lá e edito na hora. Isso é essencial né ?

Beijos,
http://blogtruegirl.blogspot.com/

Elcimar Reis on 7 de fevereiro de 2012 às 04:19 disse...

Nossa, nunca imaginei que eu como um NERD de verdade tinha que corrigir algo como a minha escrito, isso é péssimo para a minha auto-estima! kkk... Posso re-blogar no Acesso Permitido como um tutorial e dar os créditos lógico!???

Aguardo a resposta...
http://acessopermitidoblog.blogspot.com/

Tamy Rodrigues on 7 de fevereiro de 2012 às 04:49 disse...

vc pode votar no meu blog o nome dele e O Poder do Blush http://senhoritaperfeita.blogspot.com/­ ­
ta na barra lateral­ ­­ ­

Anne Riscado on 7 de fevereiro de 2012 às 08:21 disse...

adoreeei

gataecletica.blogspot.com

Beatriz Lisboa on 7 de fevereiro de 2012 às 10:49 disse...

Quando alguém escreve errado é foda mesmo, sei lá me incomoda muito.
Beijos Bia
Lipstickeblush.blogspot.com

Gabi on 7 de fevereiro de 2012 às 13:48 disse...

Eu adorei as dicas.Como gosto mt de ler, tenho mais facilidade pra escrever, mas msn muda as palavras um taanto...kkk
bjs,
babizinha33.blogspot.com
obrigada pela visita !

Gabi on 7 de fevereiro de 2012 às 13:50 disse...

Ah, e aceita parceria?eu já li a página,e aguardo sua resposta!bjs,
Amarrando Cadarços

Anônimo disse...

Ainda bem que você trouxe esse post, Ana, muito bom. Tenho uns pontos pra comentar em especifico: parentese demais atrapalha mesmo, tipo: menos é mais, se exagerar estraga tudo né? Letras amarelas tmb não dá não, assim como a repetição de palavras e os erros. TODO MUNDO ERRA normal, mas errar um textos inteiro não dá, né? Além de que ninguém merece liguagem de msn...
Bjinho amiga!

comenta?
jeito-inedito.blogspot.com

Ana Clara on 7 de fevereiro de 2012 às 15:06 disse...

haha *--* Eu também gostei desse texto! =p
http://ateliedamoda-revista.blogspot.com

Dani Ribeiro on 8 de fevereiro de 2012 às 11:27 disse...

Adoro textos, adoro escrever, mas o MEUS textos não são nada bons!
Beijos, Danielle, onthefame.tk ♥

Iza on 8 de fevereiro de 2012 às 14:43 disse...

OII!
Primeiramente, desculpe a demora! Fiquei um tempo sem entar no blogger.. =/

Isso, procure cada vez mais essas dicas! Tenho muitas táticas de escrever, graças a isso a minha nota da redação enem foi uma das maiores. \\o

Beijos
cfhell.blogspot.com

Anônimo disse...

Essas dicas sao a chave para uma boa escrita!!! Por isso sao tao importantes.
Tem selinho pra voce lá no blog florr!
Bjokas lindona,
Day

http://impaciencianet.blogspot.com/

David Costa on 9 de fevereiro de 2012 às 07:37 disse...

sou péssimo no portugues sempre erroo shausha *--*

http://garotoonerd.blogspot.com

Julia on 9 de fevereiro de 2012 às 11:32 disse...

Adorei, apesar de eu escrever certinho! Amo escrever corretamente, acho tão lindo *-* Ler textos mal escritos me dá agonia, sério!

exclusivoparagarotas.tk

Chiquissimas // Oficial on 9 de fevereiro de 2012 às 11:34 disse...

adorei as dicas, sempre gostei de escrever, em fim, as dicas estam perfeitas amg.
Beijos mil!
Chiquissimas.tk

Crazy Teens on 9 de fevereiro de 2012 às 12:52 disse...

ah, adorei as dicas .
concordo muito que textos ExCriTo0s aXiiiN , são horríveis , kkk .
os meus textos geralmente são com frases curtas, não gosto muito de textos com frases gigantes... u.u

2bgs ;*
- crazyteens-blog.blogspot.com

Thalita Maia on 9 de fevereiro de 2012 às 14:22 disse...

Amei as dicas ;D Ótimas!
Beijos ;*
just-a-girl21.blogspot.com

Ana Carolina Lima on 9 de fevereiro de 2012 às 20:15 disse...

amei,amei suas dicas :B
as vezes é, bom reler o texto,rever.Pontuação é básica.
E Palavras a mais, cuidado.. bom texto.

.Scarlat on 10 de fevereiro de 2012 às 06:59 disse...

KKK' amei as dicas ! Agora FAlEx sÉriOU eH hOrríVeL teXtOo aSsIm, MORRI DE RIR! É verdade tudo ! *-*
Amei ² o texto super informativo !
Tem post novo:
http://www.siteshoow.com/
Beijos

TRodrigues on 10 de fevereiro de 2012 às 08:18 disse...

adorei as dicas eu mesmo precisa melhorar minha letra , rs começo de ano e foda


Se não for pedir muito participe do meu concurso
http://perfeitinha-blog.blogspot.com/
http://thaisr-encomendas.blogspot.com/

Morgana Santana on 10 de fevereiro de 2012 às 08:47 disse...

Metas para esse ano, esta incluindo ler + e estudar + . hihi Adorei as dicas www.papo-de-meniina.blogspot.com

Gabi Luck on 10 de fevereiro de 2012 às 11:49 disse...

Oi amei muito seu Blog é lindo . Acho que ainda não tinha visto ele antes.
Poderia visitar meu Blog? Se gostar segue e me avisa pra que eu possa retribuir

Beijos

ABC Teen

dribs on 10 de fevereiro de 2012 às 12:00 disse...

Repetição de palavras é a pior coisa do MUNDO!
Odeio quando vou em um blog e tem um: daí a pipa subiu, daí o caro correu...
ODEIO!
Ótimas dicas, Ana!

Beijos,
Drih
http://pinkpimenta.blogspot.com/

A M A N DA M O N TT on 10 de fevereiro de 2012 às 12:56 disse...

Agente até tenta melhorar... Aí bate a preguiça... HSAUSHAUHSU' ><"
Beijos ♥

Conspirantes

A M A N DA M O N TT on 10 de fevereiro de 2012 às 12:56 disse...

Agente até tenta melhorar... Aí bate a preguiça... HSAUSHAUHSU' ><"
Beijos ♥

Conspirantes

Newsdayoff on 10 de fevereiro de 2012 às 13:46 disse...

As dicas são muito boas mesma, haha, amei o blog e estou seguindo

http://newsdayoff.blogspot.com/

Chiquissimas // Oficial on 11 de fevereiro de 2012 às 07:31 disse...

adorei as dicas, sempre tento fazer o máximo para as redações sejam perfeitas.
Beijos mil!
Chiquissimas.tk

Anny Diniz on 14 de fevereiro de 2012 às 10:36 disse...

dicas excelentes sempre aninha *-*
temos que tomar muito cuidado na hora da escrita mesmo. já deixei de visitar alguns blogs por causa disso :s
O M.A tá cada dia mais perfeito (:

http://leideanediniz.blogspot.com :*

Postar um comentário

Pense antes de comentar!
Não retribuo comentários que apenas divulgam o seu próprio blog.

 

but, anneway Copyright © 2012 Design by Amanda Inácio Vinte e poucos